Quem Sou


Naiara Finazzi, gaúcha, nasceu em Santa Maria (Rio Grande do Sul), reside há 7 anos em Brasília (DF)

Bacharel em Artes Plásticas, pela Universidade de Brasília (UnB).

Portadora de Fibromialgia há dez anos, de Endometriose há 2, além de exímia "produtora" de Cálculos Renais aprendeu ao longo dos anos lidar , com certa propriedade, com a dor crônica.

Naiara Finazzi, gaúcha, nasceu em Santa Maria (Rio Grande do Sul), reside há 6 anos em Brasília (DF)

Bacharel em Artes Plásticas, pela Universidade de Brasília (UnB).

Portadora de Fibromialgia há dez anos, de Endometriose há 2, além de exímia "produtora" de Cálculos Renais aprendeu ao longo dos anos lidar , com certa propriedade, com a dor crônica.


Por conta disso,seria inevitável que tamanha simbiose também se refletisse em seu trabalho artístico. Como um convite ao público à reflexão a respeito das questões envolvidas no universo de quem sofre- ou convive com algum portador -de dor crônica.

 A artista pretende mostrar a dor sob o ângulo de quem a sente. No entanto os rostos de suas personagens -sempre- femininas detém um sofrimento velado, contido,não explícito, que convida o expectador a intrigar-se diante da beleza ostensiva e da dor escondida.

É preciso certo apuro, certo tempo e cuidado por parte do expectador para que  perceba essa fruição.

È como  se a arista desse voz á quem sente na pele essas limitações(como por ex. essas infermidades citadas) : A dor encontra-se velada aos olhos alheios, encoberta  sob o véu dos belos faces- ricamente adornadas, bem cuidadas-como verdadeiras modelos do mundo fashion.Há  objetosdelicados,aparentemente, adornos, que se observados com olhar cuidadoso poderão ser percebidos  como dolorosa expessão da dor humana em constante superação.São seres lindamente repugnantes, e delicadamente assustadores.Como a Dor o é!

Mas  sob a óptica rasteira e  uma interpretação vil , essa fruição diante da obra, naõ aconteceria. Advinda de uma mente que possivelmente esteja acostumada a julgamentos vazios e  que desconhecessse o potencial catastrófico que a dor vívida, e constante pode significar na vida de um ser humano,  acrítica poderia ser apenas :"frágis mulheres belas".No entanto, é exatamente esta reflexão que  a artista os convida a fazer.

Além disso, esta seria  uma interpretação muito diferente daquela   apurada e cautelosa que recomendamos a respeito da obra. Esta, sim será capaz de revelar a imensa força espiritual que sustenta essas mulheres. Se assim naõ o fosse,  todos já teriam sucumbido  ou pelas  atrozes dores físicas ou pelo desprazer perpétuo  que é lidar com a icompreenção alheia. Mas isso já é sabido por todos.O ditado popular,do tempo de nossas avós já definia que "as aparências enganam"!

Mas será que não vivemos em um mundo onde as aparências ainda ditam quem você é, onde deve estar, ou  o que fazer?

Eis o objetivo da  poética artística desta artista: buscar gerar no outro,  apenas um pouquinho dessa reflexão.
Quiçá um dia, as mulheres que sofrem de dor crônica, possaraõ  sentir-se mais acolhidas pela sociedade; serem mais respeitadas e compreendidas por seus amados mais próximos ( familiares, maridos, namorados, filhos e amigos ). Enfim, quem sabe um dia,  sejam elas tratadas como verdadeiramente são, em essência,  e não por suas aparências, ou pelo estigma de doentes, frágis e vitimizadas.Sonhamos com o dia em que essas mulheres receberão o respeito que merecem,não por serem "especiais" mas por serem gurreiras natas. Capazes de viver a vida, sentidno alegria, apesar das dores, cumprirem seus comprmissos , aesar das dores, serem boas eposas, boas filhas, boas estudantes, boas proficionais, apesar das dores. Capazes de  esconder na face sorridente a dor que snetem  em todos os seus  músculos do corpo edizer adeus aessa dor, até o próximo dia chegar ,com novos desafios.

             Para este trabalho, a principal linguagem artística da Artista é a Gravura em Metal, ou chamada Calcogravura. Mas o desenho à grafite ou à pastel seco também a cativaram desde tenra idade, e nunca mais os abandonou. No entanto, a pintura a óleo e a aquarela, por muitas vezes, agradam-lhe usar pela riqueza de cores que são capazes de proporcionar.

Apaixonada em moda, não raro, usa dos belos artifícios e das inspirações do Mundo Fashion como fontes de inspiração para  "dar o seu recado" por meio de sua Arte.





Seja Bem Vindo ao  Artes, Perebas e Etecetera!





Participe deste blog, contribua, traga a sua história!

1 comentários:

Giuliane disse...

Nai, tu és o máximo! Adorei te conhecer, meu 'fim de semana no paraíso' foi maravilhoso graças também a ti. Obrigada. E que possamos ter muitas outras oportunidades, ainda quero aprender muito contigo. Beijo beijo e todo o sucesso do mundo pra ti!

Postar um comentário

Blog contents © Artes, Perebas e Etecéteras 2010. Blogger Theme by Nymphont.