Primeira gravura rupestre de um faraó em estudo

terça-feira, 30 de abril de 2013


Figura do rei é apenas um pouco maior do que a dos seus homens


Gravuras representam dinastia 0 <br> (Imagem: Hendrickx, Darnell e Gatto)
Gravuras representam dinastia 0
(Imagem: Hendrickx, Darnell e Gatto)
Uma equipa de investigadores norte-americanos da Universidade de Yale e belgas, da Universidade de Hasselt, redescobriu um conjunto de gravuras rupestres no sul do Egipto, que poderão equivaler à representação mais antiga de um faraó. Os avanços deste estudo vêm publicados no «Journal Antiquity».

A característica dos desenhos, encontrados próximos do rio Nilo, no Sul do país, indica que foram criados durante a "dinastia 0", período durante o qual uma série de reinos teriam disputado a supremacia no Egipto. No entanto, a descoberta não é recente, já que os primeiros relatos sobre estas imagens já tinham sido feitos pelo britânico Archibald Sayce (1845-1933), no fim do século XIX, vieram a público quando não se sabia nada sobre a "dinastia 0" e, por isso, caíram no esquecimento.
Stan Hendrickx, da Faculdade Hasselt, John Coleman Darnell e Maria Carmela Gatto, ambos da Universidade Yale (EUA), estimam que as gravuras tenham sido feitas por volta de 3200 a.C., um século antes do reinado de Narmer, considerado por muitos o primeiro faraó a unificar o Alto e o Baixo Egipto.

Nas gravuras, a figura do rei é apenas um pouco maior do que a dos seus homens e aparece acompanhado por um cão – símbolo de poder na época. O principal desenho inclui uma inscrição em hieróglifos, a escrita egípcia por excelência, que menciona um "séquito náutico".

Hendrickx associa essa expressão a um costume dos faraós posteriores, o "Séquito de Hórus", no qual o rei percorria o país a cada dois anos, actuando como juiz e recolhendo impostos (Hórus era o deus com o qual o faraó se identificava na vida terrena).

Segundo os investigadores, o passo seguinte é proteger o local, não apenas por estar ao ar livre, mas também devido à recente situação política do Egipto.
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Artes, Perebas e Etecéteras 2010. Blogger Theme by Nymphont.