Arte Espírita

sexta-feira, 12 de abril de 2013


 PINTURA MEDIÙNICA, CESOM.

 OI galera, como estão?
 Hoje vim aqui falar, ao menos um pouquinho, sobre a pintura mediúnica. No Centro Espírita Cebastião , O Mártir( CESOM)  aqui em Brasília, no Núcleo Bandeirante, ste trabalho acontece há mais de  20 anos.
 No nosso centro,  o trabalho da pintura mediúnica é voltado para cura e funciona como qualquer outro tratamento existente na casa espírita, conforme estamos acostumados.  O nosso grupo chama-se "ARTE E CURA", portanto. E como funciona?
 A pessoa  que deseja receber o tratamento deve primeiro procuara o atendimento fraterno da casa, lá será realisada uma entrevista, onde será encaminhada para o tratamento da pisicopictografia,( esse é o nome da pintura mediúnica). Desta forma ela passará no grupo,no número de vezes estipulados na entrevista.O grupo  acontece todas as quintas -feiras as 20hrs, o paciente receberá o passe e um  desenho. Este conterá uma mensagem, ou palavra que deve ser refletida. A espiritualidade recomenda que o desenho seja colocado em local visível. Assim, o tratamento acontecerá, atravéz das impressões de cores e formas energéticas que a espiritualidade manipula, e nós médiuns transferimos esse trabalho, que é todo da espiritualidade. A mùsica calma   e relaxante também  compõe o tratamento.
 Cabe aqui salientar  um detalhe importante:Muitas pessoas confundem o nosso trabalho como artista(eu Nai) com o trabalho de pintura  mediúnica. Nem todo trabalho da Nai( euzinha) é uma pintura mediúnica, ok? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ahahah. Afinal, um artista precisa estudar 4, 5 anos para se tornar artista, não é mesmo? È importante salientar isso, pois deve-se esclarecer também que o trabalho de pintura mediúnica naõ é privilégio de ninguém, pois qualquer médium, pode través de treinamento específico, desenvolver essa habilidade, sem que para isso necessite de formação acadêmico-artística.  Obviamente que se tiver facilidade para desenhar,  a tendência é desenvolver-se médium de pintura mediúnica mais rapidamente do que uma pessoa que naõ o saiba. Mas NÃ È IMPOSSÌVEL para ninguém ser médum de pintura mediúnica, uma vez que são os espíritos que executam apintura e não nós médiuns.POis somos apenas os "medianeiros" da açaõ.
Trata-se de uma mediunidade como qualquer outra. A psicografia , por exemplo em muito se assemelha com este trabalho.
  Para pintar, os espíritos  podem  agir de diversas formas. Em  alguns  médiuns ocorre por meio  da vidência, em outros da intuição... não há regra.
  Na última sexta feira, ocorreu um trabalho de pintura mediúnica aberto ao público no CESOM, em homenagem aos 156 anos do LIVRO DOS ESPÌRITOS. Este trabalho público ocorre periodicamente no centro, onde nossa dirigente Neiva, pinta quadros usando apenas as mãos em poucos minutos. Você pode conferir algumas fotos aqui em baixo.  Ao final, todas as pessoas presentes recebem um desenho, e as que prferirem poderão também adquirir uma tela ou desenho em formato maior, para ajudar o grupo e a casa espírita com os custos com material etc...já que sabemos que o material de Arte  não é um material barato! E de lambuja, você ainda curte  o som do nosso pianista convidado,( que me perdõem, mas esqueci o nome dele!!!!) tocando maravilhosamente seu repertório clássico.
  Muitas pessoas me perguntam se há bibliografia a respeito da pintura mediúnica. E digo que sim.  Mas ainda são poucas, infelizmente.  Mas há alguma coisa nas obras básicas e algumas obras complementares.
Vou fazer um post específico sobre isso, com todos os livros que conheço para vocês.
 Seguem , agora algumas fotos de nosso trabalho.





















 


PSICOGRAFIAS SOBREARTE ESPÍRITA:

 Oi amigos, como estão?
 Hoje vim aqui dividir com vocês algumas psicografias que  recebi, nos dois grupos mediúnicos que trabalho ( no CESOM e na COmunhão Espírita de Brasília)  falando a cerca da pintura mediùnica. Seguem:





Meus irmãos, tomo- me a mão da médium a fim refletir junto com vós, meus irmãos de jornada a respeito da Arte e da cura.
            Que dizeis da Arte presente nos tempos atuais?
            É luz vivificada, bálsamo renovador, extrema claridade vinda das mais altas esferas simplesmente com objetivo de clara os corações cansados dos embates da vida?
            É energia propulsora e curadora, capaz de curar os mais diversos males da humanidade que tanto sofre atualmente, dos males da mente?
            É indubitável nosso desgosto diante de algumas obras da era presente.
            Arte é refúgio de beleza, de reflexão. Por meio da Arte Deus, sob a custódia de nossos irmãos artistas faz enternecer as fibras mais sutis do coração.
            Todo artista deveria, portanto receber esta dádiva como servo trabalhador do Mestre dos Mestres, pondo-se a serviço do belo e do puro.
Assim, o fazem todos os nossos artistas trabalhadores e visitantes deste grupo. Eis a verdadeira essência da Arte: enternecer o coração de quem a busca, tocar as coradas mais vibráteis do espírito, a fim de conduzir, aquele que contempla a imagem -vivificada em cores, luzes e energias- à reflexão profunda e, consequentemente  à cura espiritual.
Defendei, portanto a magnificência deste trabalho, de Arte e Cura. E quando estivéreis diante de uma obra de arte ofensora e animalizada, orai à Deus, pois as  mãos que a executaram são mãos de um espírito doente, necessitado de nosso amor.


Muita Luz e trabalho!






Léon D.






A Arte como esteio da humanidade sofredora  ora , se mostra de certa forma em franca transformação.
            Dias há de chegar a que vossos ouvidos necessitarão das vibrações sublimes emanadas pelas nobres vozes que descem dos céus, a   fim de habitar a terra e trazer-lhes a luz do senhor.
            Dias há de chegar, senhores, em que  mãos  sensíveis encobertas de sublime energia irradiarão paz  e enternecerão as cordas mais profundas dos corações, por meio da Arte. As nobres almas, compositores de outrora, renascem neste planeta a fim de conduzir à Arte ao patamar que um dia já pertencera.
            Da mesma forma, radiosas placas de cor e luz se fazem diante de seus olhos espirituais neste instante. São materializações das grandes obras da humanidade, que hoje descem pelas mãos esperançosas de seus criadores, servos do senhor.
 São obras de Arte da mais nobre sublimidade e pureza. Estas mãos que outrora manipularam tinta e pincel, agora manipulam energias para vos curar.
            Há necessidade, meus irmãos, destes nobres aprendizes ad Arte, na sua face mais plena, reencarnarem na terra a fim de transformar o mundo e tocar os corações.
Observai, todos vós quantas obras na atualidade são capazes de tocarem-lhe as fibras mais profundas de vossos corações?
            Quantas composições de nossa atualidade são capazes de entretecerem-lhe a alma, tais como o fizeram Chopin, Mozart, Sebastian Bach e tantos outros?
 Ide vós todos resgatar o bom hábito de contemplar a sublime Arte em essência.
            A música, as peças teatrais, as Arte Plásticas, bem como a literatura, descambam nos tempos atuais para o preocupante abismo do orgulho e da estreiteza de espírito.
Eis a nossa missão: lutar para que este movimento, que hoje se inicia, possa resgatar a Arte, a fim de buscar o autoconhecimento e a autoiluminação de todos na terra.

Um espírito amigo.

Psicografia recebida pela médium Naiara Coelho, em 5 de outubro de 2011, no grupo Irmã Ruth, comunhão Espírita de Brasília. Distrito Federal

















Psicografia recebida pela médium Naiara Coelho no grupo Arte e Cura, outubro de 2011. Centro Espírita Sebastião, O Mártir. Brasília, Distrito Federal.




A Arte deve sempre buscar o Belo, por si só.
            Seja pelas cores, seja pelas formas, ou melodias, deve ser instrumento de elevação espiritual aos homens.
            A energia criadora é energia sublime. Canal divino entre os dois mundos, espiritual e físico.
            Para tanto, se faz necessário que o artista eleve sua alma, seja um homem de bem, busque ajuda ao alto na execução sua obra. Pois a plêiade de espíritos companheiros deste ofício, sempre estará apta e pronta para servir à estes irmãos a fim de transferir à humanidade a arte pura e celeste.
            Podem se servir das cores como meio de tratamento e cura.
            Bem como as formas harmônicas da escultura e da arquitetura podem ser réplicas, das  existentes nas esferas mais elevadas, para fins de aproximar o homem a este ideal de beleza  divina.
             A Arte deve, portanto buscar sempre este intercâmbio com o plano superior. Deve buscar o belo em sua essência. Esta sim é a Arte que vivifica, eleva, cura, purifica e aproxima  de Deus.


OI gente como estão?
 Há algum tempo, pretendia fazer esse post, mas nunca sobrava tempo para isso. Hoje, no entanto decidi priorizar e vir aqui dividir com todos,  algumas experiências que tenho tido  com relação a Arte Espírita.
 Sou espírita desde o berço, aos 13 anos entrei par o grupo de estudos e desenvolvimento mediúnico,  este último, por absoluta necessidade. Desde entaõ  sempre estive inserida no Movimento Espírita  de uma forma ou de outra, fui evangelizadora de crianças por um longo período, mas claro sempre  busquei a Arte na casa espírita. O teatro é o mais comum, como todos sabem. em segundo lugar a música, ainda pouco divulgada, a meu ver, e em último lugar temos as artes Plásticas.
  Participei de um grupo de teatro espírita, na cidade de Santa Maria, no período entre 2000 e 2002 sob a direção do querido Dulcymar Coelho. Lá fiz grandes amigos e adquiri   muita experiência no que tange à Arte Espírita. Creio que foi o meu despertar. Então, a convite de um grande amigo, que já está na pátria espiritual, artista completo, fui levada a conhecer um grupo que acabava de nascer. A proposta desse grupo era bastante simples, cativar evangelizadores e trabalhadorees espíritas e levar a  música espírita aos jovens e crianças, usando não só a música, mas também a recreação, a interatividade e o teatro.
 Ao ouvi-los pela primeira vez, algo muito forte tomou meu coração, e antes mesmo de ver seus rostos, soube que era ali que queria ficar!
Esse Grupo existe até hoje, e chama-se Arte e Luz. São quase 13 anos, desde então, neste período o grupo cresceu, diminuiu, pessoas partiram e chegaram... Jovens , velhos, crianças, de todas as idades até hoje se ocupam do fazer artístico no movimento espírita. Foram muitas dificuldades, inúmeras alegrias , histórias de amizade, fé e até casamentos surgiram.
Hoje o grupo de música espírita Arte e Luz, prestes a  comemorar seu décimo terceiro aniversário tem muita história pra contar, e eu me orgulho de  poder dizer que sou uma "Arteluzence" de alma e coração,  que fiz parte dessa história, e  que hoje,  mesmo aqui, longe dos “pagos” e do abraço fraterno dos amigos, inserida  na aridez do cerrado- um filme perpassa minha mente nesse momento- Sou e estou Arte e Luz; sou e estou Artista ,  e devo muito `a este grupo.
  Este grupo tinha um sonho, remoto para a época, mas que todos nós integrantes vislumbrávamos: Realizarmos um encontro de Arte Espírita.  Mas os recursos eram escassos, e o apoio por parte das autoridades espíritas locais, na época, eram menores ainda! O tempo passou, e este sonho não  morreu, apenas adormeceu.
Em  2005, para alegria de todos,o grupo Arte e Luz consegue realizar o seu primeiro Emuse- Encontro de Música Espírita- em Santa Maria e junto lança o seu primeiro CD- Desperta- Desde então, a cada dois anos temos um Emuse. E este, só cresce cada vez mais.  No princípio recebíamos caravanas de muitas cidades gaúchas, mas com o passar do tempo, muitos amigos do Brasil todo, tem nos presenteado com suas presenças ( Rj, MG, DF, SC, PR...). Em 2007 o Arte e Luz lança seu segundo CD- Alegria de Viver- cuja  capa tivemos a honra de receber mediunicamente através da pintura mediúnica(assunto para outro post). Esta, uma tela em óleo intitulada, também como Alegria de Viver (fotos  na galeria do blog).
 Este ano 2013, nos dias 29,30 e 31 de abril realizou-se na cidade de Santa Maria- tão maltratada pela tragédia na boate Kiss-  o quinto Emuse, do qual tivemos a alegria de participar ministrando a oficina  de Artes Plásticas. Foi uma experiência incrível!
 Já havia dado esta oficina, porém com menor tempo, em duas Comeerjs( Congresso de Jovens Espíritas do estado do Rio de Janeiro), no pólo XII, nos anos de 2011 e 2012 no estado do rio de Janeiro. Nestas duas ocasiões, pude contar  com a ajuda de uma grande amiga-irmã, psicóloga, Elizabeth Lanci. No entanto neste Emuse não foi possível contar com o seu brilhante auxílio. Mas graças `a Deus, conseguimos realizar um ótimo trabalho na Oficina de Artes Plásticas, do quinto Emuse, 2013.
 Ensinei aos alunos a arte da Gravura- como todos sabem, minha paixão. Trabalhamos como matriz o linóleo(borracha galvanizada) e bandejinhas de isopor) como opção mais barata e reciclável. Produzimos alguns Ex-libris( também assunto para outro post) e linóleogravuras  e todos os artistas, fizeram  também um memorial  poético descritivo desta obra. Foi extremamente gratificante ver o resultado desse trabalho! O Companheirismo e o empenho dos participantes  me comoveu. E o resultado disso, você mesmo poderá conferir ao final deste post, na galeria que fiz especialmente aos meus amados alunos. Trabalhamos os conceitos da Arte Espírita, Arte X Espiritualidade, o que dizem os espíritos a respeito da Arte Espírita, isso tudo  abordado, conjuntamente com o nosso tema-guia do encontro: "Vivenciando a Arte na Plenitude do Amor."
 Foram  3 dias vivenciando experiências extremamente enriquecedoras, que levarei comigo, por toda a vida!
Ao final do  nosso encontro, pudemos realizar uma exposição com o trabalho de todos os Artistas Plásticos que “nasceram” no encontro ( confira as fotos).Nasceram? Sim, sem dúvida. Pessoas que jamais tinham feito um desenho ou esboço, realizaram gravuras fantásticas, como “gente grande”, pensaram como Artistas, foram capazes de transmutar seus “monstros interiores” em beleza e Arte, isso é ser artista. É fazer o Belo e o Bem , sem dúvida, no quinto Emuse, vi artistas nascerem. Obrigada queridos  alunos, por todas as experiências vividas, Obrigada grupo Arte e Luz, por serrem seareiros e semeadores da Arte Espírita no Rio Grande do Sul e no Brasil. Que  cada participante do Emuse possa ser também um semeador da Arte Espírita, em sua Casa Espírita. O Movimento Espírita necessita de  mais artistas transformando emoções.

 Gratidão à todos! Seguem as fotos.
















































































































 OI gente!Muita gente tem me pedido o material que usei na Oficina de Artes Plásticas do Emuse, 2013. Então vim aqui disponibilizá-lo pra vocês.Este material é um compilado de  obras espíritas a respeito de Arte e Espiritismo. Segue:



























 :

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Artes, Perebas e Etecéteras 2010. Blogger Theme by Nymphont.